Ir para Portal Bradesco
Destaque lateral

Encontre seu imóvel

  • DESEJO

  • FINALIDADE


Planejamento Financeiro

Comprar o imóvel dos seus sonhos pode exigir um bom planejamento financeiro. Confira algumas dicas para programar seu orçamento ou controlar suas despesas pessoais.


Ideal também para quem está pensando em comprar um imóvel como investimento.

 

Se você está empregando seus recursos na compra de um imóvel, seja à vista ou financiado, é muito importante fazer uma programação orçamentária.

 

Ao comprar um imóvel à vista é sempre bom ter uma reserva, pois além das despesas habituais, você pode precisar de recursos para eventuais reparos do imóvel. Liste os principais débitos que você tem e calcule o quanto será interessante reservar baseado em sua receita. Com essa reserva, você poderá reformar seu imóvel ou suprir alguma necessidade na hora do aperto.

 

Se a aquisição do imóvel for por meio de um financiamento imobiliário, é importante pensar que essa operação se estenderá por um longo prazo. Por isso, é imprescindível analisar como são controladas as despesas hoje e prever como elas ficarão no futuro. Assim, você avalia sua capacidade de pagamento durante todo esse período.

 

Débitos fixos como contas de consumo, despesas escolares, impostos, aluguéis, e as próprias parcelas do financiamento são os principais itens que constarão nesse percurso, pois são estáveis.

 

Com essa análise é possível acompanhar seu orçamento de modo que sua receita não fique menor que seus gastos. Assim, você não excederá as despesas previstas, pagará com tranqüilidade as parcelas do financiamento e manterá tudo em dia.

 

Para ter maior controle de orçamento, o Bradesco disponibiliza uma tabela orçamentária. Para acessá-la clique aqui.

Para você ter maior controle de seu orçamento, o Bradesco disponibiliza uma tabela orçamentária muito interessante que com certeza irá lhe auxiliar nos cálculos de suas despesas.


Para acessá-la clique aqui.

Comprar um imóvel requer alguns cuidados em relação à administração do seu dinheiro. Portanto, além de programar seu orçamento, é importante controlar suas despesas pessoais.


Muitos pensam que para fazer esse controle é necessário economizar, mas, na verdade, o que você precisa é assumir um bom planejamento financeiro. Isso significa que você não precisa se privar do que gosta para reduzir os custos.


Para começar, relacione todos os gastos que normalmente você tem e liste os mais importantes. Assim, você prioriza o que deve permanecer em seu planejamento e confere a possibilidade de reduzir custos.


Veja algumas dicas:

 

  • Faça sempre pesquisa de preços dos produtos, pois com certeza você encontrará variações. 
  • Solicite descontos, pois a maioria dos estabelecimentos concede esse benefício para fidelizar o cliente e ganhar concorrência.  
  • Estude a melhor forma de pagamento. Se o momento for propício e o desconto compensar, pague à vista, mas tenha certeza que o seu orçamento não será comprometido. Ou seja, nem sempre pagar à vista é a melhor alternativa. Já no caso de parcelamento, confira as condições propostas e principalmente se há cobrança de juros. 
  • Na maioria das vezes as lojas oferecem as parcelas sem juros. Isso não significa, no entanto, que se deve sempre escolher essa forma de pagamento. Ocasionalmente as parcelas podem se juntar a outros débitos futuros que dificultarão na época o pagamento das mesmas. 
  • Às vezes, pode ser que as duas formas de pagamento não sejam adequadas ao momento da compra, sendo assim, você pode optar por outras formas de pagamento, utilizando limite de crédito, empréstimos pessoais entre outras operações financeiras que o Bradesco oferece com taxas atrativas. 
  • Avalie o retorno financeiro. Mesmo que a mercadoria seja mais cara, veja o retorno financeiro que ela proporcionará. Às vezes, ela o ajudará a reduzir custos futuros. 
  • Balancear as despesas é a melhor forma de economia. Devemos sempre reavaliar a maneira de utilizarmos os nossos recursos. Pense nisso!

Ao comprar um imóvel, além de constituir um sonho, você estará prosperando seu futuro. Atualmente, a compra de imóveis é considerada um grande investimento, seja ela para moradia própria, para locação ou para revenda.


Investir nesse ramo tornou-se um ótimo negócio, principalmente com as condições oferecidas pelo Bradesco.


Uma dica muito importante para você que pretende comprar um imóvel , é verificar sua localização. Observe o bairro, os pontos de referência, os comércios existentes ou futuros pontos comerciais que existirão aos arredores da propriedade que você se interessou, pois esses itens tendem a valorizar o local, propiciando o aumento de valor do imóvel.


Nos casos da compra do imóvel para locação, é importante analisar o retorno financeiro, comparando a rentabilidade atual do capital com a adquirida com o aluguel que você receberá.


Verifique também a localização do imóvel. Em boas regiões, a procura é maior, o que pode valorizar o aluguel, possibilitando um retorno financeiro mais rápido.


Outra boa opção é alugar o imóvel para fins comerciais. Geralmente, o locatário fica mais tempo no local por conta de seus clientes, e tende a preservar mais o imóvel.


Alugar um imóvel é uma boa forma de investir, porém atente-se sempre em solicitar no contrato que o inquilino preserve o imóvel de modo a devolvê-lo da mesma forma que o encontrou.


Outra dica fundamental é investir em sua propriedade, procurando aperfeiçoá-la a cada dia.


Preservar o imóvel que você está comprando, dando as manutenções necessárias sempre será um diferencial. Para isso, o Bradesco oferece produtos específicos para reforma de imóveis, com ótimas condições.

Invista em seu sonho e em seu futuro. Procure o Bradesco.

Voltar

  • No Bradesco a acessibilidade é para todos.
  • Instruções sonoras nas páginas
  • Atalhos de teclado para navegação.
  • Recursos bancários para todas as necessidades.
  • Tutoriais para ativar recursos do seu sistema operacional.
  • Agências adaptadas.